fbpx

Faceta Dental ou Lente Dental?| Informações, Dicas e Prevenções

São muitas as dúvidas de quem procura fazer o tratamento de facetas ou lentes dentária. Pensando nisso separamos esse artigo para te ajudar a decidir qual o tratamento ideal para você.
 
Hoje iremos falar sobre facetas e lentes dentárias, tirar todas as suas dúvidas e dar dicas de ouro para você que deseja fazer o procedimento. Então fique até o final pois o artigo está cheio de informações que irão te ajudar a decidir qual é o tratamento ideal para você.
 
Eu irei me referir ao serviço como facetas e lentes durante o artigo, pois vários aspectos são similares, mas irei falar das diferenças entre as lentes e as facetas. Então, vamos lá.
 
 

O Que São Facetas e Lentes?

  
As facetas ou as lentes de contato dentárias são peças de resina ou porcelana que são colocadas sobre os dentes pelo dentista para melhorar a aparência do sorriso, seja por causa da alteração de cor dos dentes ou pelo seu formato, tamanho e posição.
 
As facetas, além de garantir uma aparência mais harmônica aos dentes, também podem ajudar a minimizar o desgaste natural do mesmo. Apesar de não ser um procedimento complexo, as lentes devem  ser colocadas por um profissional especializado nesse tipo de procedimento, e caso haja trincas  ou quebras, o mais indicado é que a peça seja substituída – dependendo do tamanho da fratura o reparo não é possível.
 

O procedimento sendo bem feito por um profissional de confiança não altera em nada sua vida e alimentação, além de poder ficar perfeito na boca durante 10 a 15 anos em média, mas sempre, com alguns cuidados que falarei durante o artigo. 

 
O preço pode variar de acordo com o tipo de material usado, que pode ser de resina ou porcelana, o ideal é falar com o seu dentista. Vocês sempre podem entrar em contato conosco para tirar dúvidas. Mais outro fator que pode alterar o preço é quantos dentes deverão receber a peça, que pode variar de acordo com o seu sorriso ou o que você combinar com o seu dentista. 

 

Mas Afinal, Qual a Diferença Entre as Facetas e as Lentes?

 
A principal diferença entre elas é sua espessura, o que varia de acordo com a sua necessidade. As facetas têm uma espessura maior  e são aplicadas nas faces da frente dos dentes, ou seja, onde o dente é mais visto quando você abre a boca ou sorri. Como a espessura é maior, ela garante uma mudança da cor de dentes amarelados ou manchados, e permite pequenas correções dentárias. 
 
Já as lentes, funcionam como lentes de contato mesmo, sendo ultra finas, com espessura de 0.3 a 0.5 milímetros e permitem uma mudança de cor, textura e pequenas correções, como um discreto clareamento permanente. Geralmente, a lente é mais indicada para correções menores e mais discretas, por ser tão fininha que chega a ser transparente, e a faceta para correções e descolorações mais graves, mas você sempre deve consultar o seu dentista para saber qual dos procedimentos mais se alinha aos seus desejos.
 
Uma coisa ótima que você pode discutir com seu dentista, são os tipos de correções que essas peças te permitem, como disfarçar dentes naturalmente separados, harmonizar o tamanho dos dentes e o formato, você pode sim ter o sorriso que sempre sonhou sem procedimentos dolorosos e manutenções recorrentes.
 
 

“Já Ouvi Falar de Facetas de Resina e de Porcelana, Qual a Diferença?”

 
 
Bem, podemos começar esclarecendo sobre a forma como são confeccionados esses dois tipos de faceta:
 
A faceta em resina pode ser feita de duas forma: diretamente na boca sobre o dente ou indiretamente, quando fazemos um molde e ela é confeccionada no laboratório. 
 
É uma decisão bem menos complexa e séria, a aplicação é mais rápida, não exige molde quando confeccionada diretamente no dente e chega a ser cinco vezes mais barata que a de porcelana. Mas pelas características da resina, ela não se mantém tão fixa nem durável quanto a de porcelana, além de poder ter alterações de cor durante os anos, mas é uma opção bastante em conta para a qualidade do seu sorriso.
 
Já a faceta em porcelana só pode ser confeccionada de forma indireta. apesar do procedimento não se alterar muito de um material para outro quando realizado no laboratório, o preço e a duração podem variar bastante. 
 
Uma questão a ser considerada é que pelo fato de a porcelana ser confeccionada fora da boca ela é cimentada, isto é, colada ao dente, e o grau de fixação é, atualmente, muito alta, graças aos modernos cimentos utilizados para sua cimentação. Tudo isso torna a porcelana um investimento a longo prazo no seu sorriso, e claro, por ser mais moderna, necessita de um investimento maior.
 
Como é fácil de notar, a porcelana é um material mais duro que a resina, o que faz a sua durabilidade ser maior em termos de desgaste. Outro diferencial da porcelana é a estabilidade de cor: na porcelana a cor permanece inalterada por muito mais tempo, sem escurecer, enquanto que a resina sofre escurecimento ao longo do tempo. 
 
 

Qualquer Um Pode Obter Benefício Pelo Procedimento?

 

 Apesar de apresentar risco mínimo, é importante saber se as facetas são um bom investimento para o seu caso e algumas das contra indicações são:

 

  • Bruxismo: apesar das facetas protegerem os seus dentes, o constante ranger irá desgastá-las ou trincá-las e pode até piorar a sua condição introduzindo mais um material duro na sua boca.
 
  • Quando os dentes estão fracos e podem cair: a faceta é fixada ao dente, logo, se ele não tem uma boa fixação na boca, ela não irá se manter.
 
  • Quando os dentes são sobrepostos: neste caso é necessário alinhar os dentes antes.
 
  • Quando a pessoa não tem uma boa higiene bucal e alto risco de cáries.
 
  • Quando há o hábito de roer unhas, lápis, dentre outras coisas: como no caso do bruxismo, esse hábito irá desgastar ou provocar trincas nas peças.

 

É importante lembrar que as facetas corrigem PEQUENAS imperfeições, e não são substitutos para um tratamento completo de más formações com aparelhos ortodônticos. 

 

 

Dicas de Ouro para Garantir o Seu Investimento no Sorriso

 
Antes de qualquer dica, a mais importante e que não deve ser negligenciada, é fazer uma visita periódica de 6 em 6 meses ao seu dentista para observar seus dentes e suas aplicações, para garantir que tudo está bem e evitar problemas ou maus cuidados. 
 
  • Evitar alimentos que possam escurecer ou manchar seus dentes, como café, chás escuros ou açaí, uma boa dica é tomar um gole de água depois de comer esses alimentos para “lavá-los” e evitar manchas das colorações fortes.
 
  • Ter cuidado com alimentos cítricos e escovas de dentes muito duras, pois podem desgastar as peças.
 
  • Você não precisa cobrir todos os dentes para garantir bons resultados, nem mesmo os seis dentes superiores da frente, até menos dentes já garantem uma mudança. O ideal é pedir uma simulação ao seu dentista, existem formas de testar como as facetas funcionam para você. Este procedimento chama-se mock-up. 
 
  • CUIDADO ao escolher a cor, apesar de clareamentos estarem em alta, e nós sempre querermos um sorriso mais branco, escolher a cor errada das peças pode ser um desperdício e gerar um sorriso muito falsificado. O ideal é ver com seu dentista uma cor que valorize seu sorriso mas não seja branco o suficiente para parecerem dentes de mentira.
 
Isso é tudo, já leram sobre as lentes de contato dentárias antes? Colocariam? Gostaram da dicas? Comentem aqui o que vocês acharam e comentem suas experiências se vocês já fizeram uso das lentes. 
 
 

Agende Sua Consulta!

Otimize seu tempo e agende sua consulta através de nosso site! Ou fique à vontade para nos ligar, enviar um WhatsApp, ou enviar seu contato para marcarmos sua consulta ou tirar alguma dúvida!

Contatos

(11) 5029-3144

(11) 5084-1176

(11) 98215-5353

Disponível das 08:30 – 18:30

R. Conceição Veloso, 203 | Vila Mariana contato@ideeodontologia.com.br
O Caminho Mais Seguro Para O Sorriso Perfeito

O Caminho Mais Seguro Para O Sorriso Perfeito

Hoje em dia o número de clínicas odontológicas espalhadas pelo país é alto, em meio a tantas opções, ainda sim é difícil achar um lugar onde os especialistas são de…
Faceta Dental ou Lente Dental?| Informações, Dicas e Prevenções

Faceta Dental ou Lente Dental?| Informações, Dicas e Prevenções

 Hoje iremos falar sobre facetas e lentes dentárias, tirar todas as suas dúvidas e dar dicas de ouro para você que deseja fazer o procedimento. Então fique até o final pois…
Mitos Que Você Precisa Saber Sobre Tratamento de Canal

Mitos Que Você Precisa Saber Sobre Tratamento de Canal

O canal é um medo comum entre os pacientes odontológico, mas será que esse medo tem algum fundamento?  Uma pesquisa feita entre pacientes revela que a maior parte do temor é…
Procedimentos Estéticos Dentários Minimamente Invasivos e Alguns Perigos a se Considerar

Procedimentos Estéticos Dentários Minimamente Invasivos e Alguns Perigos a se Considerar

Os vários procedimentos estéticos dentários existentes no mercado ajudam a melhorar o sorriso, porque aprimoram sua forma e lhe dão nova roupagem. Mas, além disso, também são extremamente eficazes como medida…
Problemas de Saúde que Você Não Sabia Que Tinham Relação Com Sua Saúde Bucal

Problemas de Saúde que Você Não Sabia Que Tinham Relação Com Sua Saúde Bucal

A saúde bucal é muito mais do que apenas a saúde da boca, dentes e gengivas. Como a boca é uma porta de entrada principal no corpo, problemas nessa região…
Dicas Infalíveis Para Garantir Sua Saúde Bucal no Verão e Carnaval

Dicas Infalíveis Para Garantir Sua Saúde Bucal no Verão e Carnaval

No início do ano, com as crianças em férias e o carnaval, e o calor como nosso companheiro, o verão pode garantir diversão, mas que também exige alguns cuidados. Aqui…
Aparelho Ortodontico Tradicional vs Alinhador Transparente Invisalign | Entenda as Diferenças

Aparelho Ortodontico Tradicional vs Alinhador Transparente Invisalign | Entenda as Diferenças

Hoje em dia, quem deseja deixar o sorriso mais bonito tem várias opções de tratamento ortodôntico. O aparelho fixo, por exemplo, ainda é muito usado, seja o metálico ou estético.…
Como Alinhar os Dentes | 5 Métodos Mais Eficientes

Como Alinhar os Dentes | 5 Métodos Mais Eficientes

Quem deseja corrigir os dentes, seja pela estética ou saúde, pode achar que o aparelho fixo é o único método de tratamento ortodôntico. Mas isso não é verdade. Com o avanço…
6 Vantagens que Vão te Convencer a Optar Por Alinhadores Transparentes

6 Vantagens que Vão te Convencer a Optar Por Alinhadores Transparentes

Hoje em dia, quem quer fazer tratamento ortodôntico tem várias opções para escolher além daquele tradicional aparelho metálico. Esse tipo de tratamento não é esteticamente muito agradável, e várias pessoas…
Scroll Up