fbpx

Problemas de Saúde que Você Não Sabia Que Tinham Relação Com Sua Saúde Bucal

Você acredita que é possível adquirir diabetes e muitas doenças graves dependendo de como você cuida da sua saúde bucal?
A saúde bucal é muito mais do que apenas a saúde da boca, dentes e gengivas. Como a boca é uma porta de entrada principal no corpo, problemas nessa região podem causar consequências negativas para todo o organismo. 
 
Dentes que doem, gengivas que sangram e mau hálito são todos indicadores de má saúde bucal. Bactérias da boca podem entrar facilmente na corrente sanguínea e causar infecção e inflamação onde quer que se encontrem. 
 
É importante praticar uma boa higiene oral e consultar regularmente seu dentista para evitar riscos graves para a saúde geral do corpo. Aqui listei alguns problemas de saúde comuns e graves causados por má saúde bucal.
 
Doença Cardiovascular
 
Negligenciar sua saúde oral te coloca em risco de doença cardíaca. Se as gengivas estão inflamadas devido à bactéria que causa a doença periodontal, essa mesma bactéria pode entrar na corrente sanguínea. E se instalar nas válvulas cardíacas ou na superfície do coração desenvolvendo a endocardite bacteriana, uma condição frequentemente fatal. 
 
 

Infecções Respiratórias

 
Bactérias na boca de dentes infectados e gengivas inflamadas podem ser respiradas para os pulmões ou viajar para lá através da corrente sanguínea. Embora não existam dados conclusivos, muitos estudos acreditam que Uma vez lá, as bactérias podem levar a infecções respiratórias, como pneumonia.
 

Diabetes

 

Os diabéticos não só são mais suscetíveis à infecção, como infecção gengival que levam à doença periodontal, como também a doença periodontal pode dificultar o controle do diabetes. Os sintomas podem piorar à medida que os níveis de açúcar no sangue ficam descontrolados devido à doença da gengiva. É especialmente importante que os diabéticos cuidem bem da saúde bucal para evitar complicações com a doença. Como a doença da gengiva pode levar a níveis de açúcar no sangue mais altos do que o normal, uma pessoa com problemas de saúde bucal corre um risco maior de desenvolver diabetes.

 

 

Complicações na Gravidez

 

É importantíssimo que as gestantes pratiquem uma boa higiene bucal. Alterações hormonais no corpo durante a gravidez podem levar a mulher a desenvolver infecções bucais com muito mais facilidade. 

 

Não que a alteração hormonal provoque o processo de infecção, mas muda a resposta do organismo quando há presença da placa bacteriana nos dentes, por exemplo gengivite. Qualquer infecção no corpo da mãe pode aumentar o risco de sofrer complicações na gravidez. 

 

Problemas bucais, como periodontite e gengivite libera no organismo uma substância chamada citocina, que pode levar ao parto prematuro ou nascimento de bebês com baixo peso. A doença da gengiva coloca a mãe e o bebê em risco de apresentar sérios problemas de saúde.

 

  

Infertilidade

 

Existe uma ligação entre a má saúde bucal e os problemas de infertilidade nas mulheres. A doença da gengiva pode levar a vários problemas de saúde que podem tornar mais difícil para uma mulher conceber e manter uma gravidez saudável. 

 

Na verdade, pode levar mais tempo para uma mulher com má saúde bucal engravidar do que para uma mulher com boa saúde bucal.

 

  

Câncer

 

Obviamente, práticas inadequadas de saúde bucal, como fumar ou usar produtos de tabaco, podem levar a cânceres bucais e na garganta, mas outros tipos de câncer também têm sido associados à doença das gengivas. O risco de câncer de pulmão, pâncreas e cabeça e pescoço é muito maior em pessoas com má saúde bucal.

 

  

Doença Renal

 

A doença renal crônica é um grave problema de saúde que afeta os rins, coração, ossos e pressão arterial. Infecções no organismo, como a doença periodontal, podem levar à doença renal. Pessoas com doenças da gengiva geralmente têm sistemas imunológicos mais fracos e são mais propensos a adquirir infecções. 

 

Muitas pessoas que sofrem de problemas de saúde bucal também sofrem de doença renal. A doença renal pode ser fatal se levar a insuficiência renal ou doença cardiovascular.

  

 

Artrite Reumatóide 

 

Segundo estudos realizados, as pessoas com doença gengival eram quatro vezes mais propensas a ter artrite reumatóide. Ambas as doenças têm inflamação em comum. As bactérias orais da gengivite podem aumentar a inflamação em todo o corpo. Isso faz com que o risco de desenvolver artrite reumatóide, uma doença inflamatória dolorosa e debilitante, seja muito maior.

  

 

Prevenção

 

A melhor maneira de prevenir sérios problemas de saúde causados pela má saúde oral é praticar uma boa higiene bucal e agendar visitas regulares com seu dentista de confiança.

 

 

Para Praticar uma Boa Higiene Bucal:

 

  •   Escove os dentes e gengivas durante dois minutos, pelo menos, duas vezes por dia;
  •   Passe fio dental nos dentes diariamente;
  •   Evite fumar ou mascar produtos de tabaco;
  •   Use pasta de dentes e produtos para bochechos que contenham flúor;
  •   Evite alimentos e bebidas açucarados;
  •   Coma uma dieta bem equilibrada para uma nutrição ideal.

 

Lembre-se que a boca é a entrada do corpo e doenças na gengiva, língua e boca como um todo podem se alastrar pela corrente sanguínea. Consulte seu dentista em caso de suspeita de infecções e cuide-se bem.

 

 

.

Fontes de Pesquisa Utilizadas Nesta Publicação:

 

Agende Sua Consulta!

Otimize seu tempo e agende sua consulta através de nosso site! Ou fique à vontade para nos ligar, enviar um WhatsApp, ou enviar seu contato para marcarmos sua consulta ou tirar alguma dúvida!

Contatos

(11) 5029-3144

(11) 5084-1176

(11) 98215-5353

Disponível das 08:30 – 18:30

R. Conceição Veloso, 203 | Vila Mariana contato@ideeodontologia.com.br
O Caminho Mais Seguro Para O Sorriso Perfeito

O Caminho Mais Seguro Para O Sorriso Perfeito

Hoje em dia o número de clínicas odontológicas espalhadas pelo país é alto, em meio a tantas opções, ainda sim é difícil achar um lugar onde os especialistas são de…
Faceta Dental ou Lente Dental?| Informações, Dicas e Prevenções

Faceta Dental ou Lente Dental?| Informações, Dicas e Prevenções

 Hoje iremos falar sobre facetas e lentes dentárias, tirar todas as suas dúvidas e dar dicas de ouro para você que deseja fazer o procedimento. Então fique até o final pois…
Mitos Que Você Precisa Saber Sobre Tratamento de Canal

Mitos Que Você Precisa Saber Sobre Tratamento de Canal

O canal é um medo comum entre os pacientes odontológico, mas será que esse medo tem algum fundamento?  Uma pesquisa feita entre pacientes revela que a maior parte do temor é…
Procedimentos Estéticos Dentários Minimamente Invasivos e Alguns Perigos a se Considerar

Procedimentos Estéticos Dentários Minimamente Invasivos e Alguns Perigos a se Considerar

Os vários procedimentos estéticos dentários existentes no mercado ajudam a melhorar o sorriso, porque aprimoram sua forma e lhe dão nova roupagem. Mas, além disso, também são extremamente eficazes como medida…
Problemas de Saúde que Você Não Sabia Que Tinham Relação Com Sua Saúde Bucal

Problemas de Saúde que Você Não Sabia Que Tinham Relação Com Sua Saúde Bucal

A saúde bucal é muito mais do que apenas a saúde da boca, dentes e gengivas. Como a boca é uma porta de entrada principal no corpo, problemas nessa região…
Dicas Infalíveis Para Garantir Sua Saúde Bucal no Verão e Carnaval

Dicas Infalíveis Para Garantir Sua Saúde Bucal no Verão e Carnaval

No início do ano, com as crianças em férias e o carnaval, e o calor como nosso companheiro, o verão pode garantir diversão, mas que também exige alguns cuidados. Aqui…
Aparelho Ortodontico Tradicional vs Alinhador Transparente Invisalign | Entenda as Diferenças

Aparelho Ortodontico Tradicional vs Alinhador Transparente Invisalign | Entenda as Diferenças

Hoje em dia, quem deseja deixar o sorriso mais bonito tem várias opções de tratamento ortodôntico. O aparelho fixo, por exemplo, ainda é muito usado, seja o metálico ou estético.…
Como Alinhar os Dentes | 5 Métodos Mais Eficientes

Como Alinhar os Dentes | 5 Métodos Mais Eficientes

Quem deseja corrigir os dentes, seja pela estética ou saúde, pode achar que o aparelho fixo é o único método de tratamento ortodôntico. Mas isso não é verdade. Com o avanço…
6 Vantagens que Vão te Convencer a Optar Por Alinhadores Transparentes

6 Vantagens que Vão te Convencer a Optar Por Alinhadores Transparentes

Hoje em dia, quem quer fazer tratamento ortodôntico tem várias opções para escolher além daquele tradicional aparelho metálico. Esse tipo de tratamento não é esteticamente muito agradável, e várias pessoas…
Scroll Up